Beto Rosado conhece projeto do São Francisco e defende integração das bacias potiguares


O deputado federal Beto Rosado (PP) foi recebido pelo secretário nacional de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Osvaldo Garcia, que apresentou ao parlamentar o projeto de Transposição do Rio São Francisco. Vista como uma das soluções para amenizar os efeitos das secas no Nordeste, a transposição deve garantir o abastecimento d’água de grandes centros urbanos como Mossoró, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Campina Grande e Caruaru, além de pequenas e médias cidades da região.
Preocupado com o agravamento da seca no estado, Beto Rosado conversou com Osvaldo Garcia sobre a necessidade de garantir que essas águas realmente cheguem ao estado por meio dos rios Piranhas/Açu e Mossoró/Apodi, para que a partir daí haja uma integração com as outras bacias do estado. “A ideia é construir uma estrutura para integrar essas águas com todas as bacias do estado, caso contrário elas irão simplesmente correr para o mar, sem serem aproveitadas”, ressaltou o deputado.
Sobre o assunto, Beto também conversou com o secretário estadual de Recursos Hídricos, Mairton França, que já possui alguns projetos para melhor aproveitamento dos mananciais. “Integrar as bacias não é uma tarefa fácil, mas necessária, pois a seca no semiárido é permanente e precisamos de obras estruturantes para amenizar a falta d’água que nos afeta há tantos anos”, continuou o deputado.

Comentários