Dando início aos trabalhos da campanha do Programa "Trabalho Seguro" deste ano, a juíza do trabalho Simone Jalil falou, na manhã desta quarta-feira(11), aos trabalhadores da Urbana dentro da programação da XI Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho ( XI SIPAT).
O Programa Trabalho Seguro (Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho) é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
Todos os anos é escolhido um tema para ser discutido num determinado segmento do mercado de trabalho. Neste ano de 2015, esta sendo abordada a Norma Regulamentadora nº 12, que trata do trabalho com máquinas e equipamentos.
Durante sua fala, Simone Jalil destacou a necessidade do trabalhador em conhecer seus direitos básicos, desde a obrigatoriedade da assinatura da carteira de trabalho, FGTS, férias e explicou o que é a jornada de trabalho e descanso, licenças, estabilidade, direitos e deveres dos trabalhadores.
A partir daí, a juíza passou a falar sobre a especificidade da profissão de gari, onde aprofundou o tema da palestra, tratando do ambiente de trabalho, que envolve áreas e situações de risco e o quanto é importante a necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas, botas e máscaras. A juíza explicou também o que vem a ser o adicional de insalubridade, e as principais causas de acidentes de trabalho.
Ao final, foi aberto espaço para os participantes esclarecerem suas dúvidas relacionadas ao tema e às atividades desempenhadas no dia a dia da profissão.
Comentários