A Globo comemora 50 anos de história nesta terceira semana de abril e, ao longo de todo esse tempo, sua logomarca passou por dez modificações, que acompanharam as mudanças da vida, do mundo, e dos seus telespectadores, como foi dito no lançamento da nova marca, no ano passado.
Em toda essa trajetória de evolução, o designer alemão Hans Donner, que trabalha na emissora há quatro décadas, ajudou a fortalecer a identidade visual. Em 1965, ano de sua inauguração, o símbolo era preto e branco e com traços retos, não lembrando em nada o logo do canal na atualidade.
Logo em 1965 e 1970
Cinco anos depois, em 1970, a identidade visual passou por modificações e começou a fazer referência ao nome da emissora, lembrando o globo terrestre. Em 1974, ele sofre uma nova mudança, incluindo novos círculos e acrescentando o nome do canal ao símbolo, ficando abaixo dele.
Logo da Globo em 1974, que durou apenas um ano
Um ano depois, em 1975, Hans Donner chega provocando uma mudança radical e passa a ter seu próprio departamento de arte e compôr a identidade da Globo. A nova marca contou com o uso da cor e jogo de luz e sombra, que chama a atenção pela ideia de volume que dá à imagem.
Logo sofreu mudança radical em 1975
Após mais de dez anos sem fazer modificações em sua marca, o trabalho de arte da emissora passa por uma nova revolução, com a introdução da computação gráfica. Em 1988, é lançado o novo símbolo, que intensifica o conceito do 3D e apresenta várias e diferentes cores na logomarca.
Logo em 1988 e 1993
Após cinco anos, em 1993, o símbolo tem as principais características mantidas da anterior, ganhando apenas novos detalhes metalizados e efeitos de movimentos. Em 1995, a imagem passou por novos ajustes de cor e, apesar de nenhuma alteração na imagem, se tornou mais escura.
Logo em 1995 e em 2000
Cinco anos depois, no ano 2000, a Globo comemorou 35 anos e a logomarca, novamente, contou com poucas modificações, reduzindo as áreas luminosas e ficando ainda mais escura, com destaque para a cor preta. Em 2005, a mudança pôde ser mais notada pelos telespectadores.
Logo da emissora em 2005
Em comemoração aos 40 anos da emissora, a cor de sua logo ficou mais leve e o preto deu lugar ao claro, fazendo contraste com a marca anterior. As cores do “arco-íris” também ficaram mais visíveis, ao ficarem mais separadas umas das outras.
Símbolo da Globo em 2008
Em 2008, o símbolo sofre novas alterações no formato, diferente de todas as últimas mudanças, que se restringiram apenas às cores e luminosidade. A marca ficou mais horizontal, e com as cores dispostas em faixas, ainda mais separadas, com faixas entre umas das outras.
Última e atual logomarca do canal
Em 2014, os tons metálicos escuros deram lugar a cor prata, com referências ao logo que foi lançado em 1975, sem muitos detalhes nos dois círculos. As cores também ganharam novos tons, se tornando mais frias, se adaptando a tendência clean, onde o menos se torna mais.
Comentários