No próximo mês de outubro a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU irá representar o Brasil na UITP RAIL CONFERENCE 2015, que acontecerá na cidade de Munique, na Alemanha. O evento é promovido pela União Internacional de Transportes Públicos – UITP, para discutir a importância do transporte sobre trilhos dentro do conceito de Cidades Inteligentes.
O trabalho selecionado para representar a América Latina, mostrará o ressurgimento de sistemas de trens de passageiros no Nordeste, dentre os quais, o de Natal, que ficou praticamente parado durante anos, até que a CBTU aprovou no PAC 2, o projeto de modernização do sistema, com a aquisição dos Veículos Leves Sobre Trilhos – VLT, cuja implantação teve início em 2013. O novo modal logo apareceu como indutor da mobilidade urbana de Natal e fomentou a necessidade de expansão para os demais municípios da Região Metropolitana do RN.
Uma das propostas mais ousadas é a implantação do anel ferroviário metropolitano que levará o VLT ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves e as cidades de São Gonçalo e Macaíba. O Superintendente da CBTU Natal, João Maria Cavalcanti, informou que na próxima segunda-feira, 25, serão concluídos todos os estudos preliminares do ramal norte, para encaminhar a proposta do projeto ao Ministério das Cidades, visando sua inclusão, ainda este ano, no PAC 3.
Comentários