Uma batucada, realizada na manhã desta segunda-feira (18) de maio, na Praça Onofre José Soares, centro de Ceará-Mirim, encerrou as atividades que lembraram a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Com instrumentos nas mãos, formados por paus e latas, 17 meninos e meninas, beneficiados do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, protestaram ao som de percussão, sob o comando do instrutor Cícero (vovô), no intuito de chamar a atenção da sociedade, para o engajamento na luta em defesa da população infanto-juvenil que sofre violência sexual.
O evento de abertura foi realizado na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, no último dia (11), por iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social que promoveu uma palestra ministrada pela professora de psicologia Maria Aparecida de França Gomes, responsável por abordar o tema e falar sobre a importância de pais e responsáveis estarem atentos no sentido de prevenir e enfrentar esse tipo de abuso.
Durante toda semana, coube às equipes do CRAS, CREAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV, cumprirem uma extensa programação, nas escolas da zona urbana e rural do município, com rodas de conversas e teatros de fantoches, onde o assunto foi enfatizado, observando-se a relevância da proteção de crianças e adolescentes, por meio de denuncia, seja qual for a violação dos direitos, bem como dos seus autores.
De acordo com a titular da pasta e primeira dama do município Ozeny Fernandes, a intenção da gestão do prefeito Antônio Peixoto, é destacar a data, mobilizando e convocando toda sociedade, para o enfrentamento da exploração sexual infanto-juvenil, cumprindo um papel social que é dever de todos. “Precisamos defender e proteger nossas crianças e adolescentes, reafirmando a necessidade de se denunciar e responsabilizar quem pratica esse tipo de violência”, frisa a secretária Ozeny.
SERVIÇO
No Brasil a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República criou o “Disque 100”, serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes, que funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive no final de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de qualquer lugar, no território nacional. No caso de ligações do exterior a secretaria de Direitos Humanos, ainda disponibiliza no número telefônico pago, 55 61 3212-8400 e o endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.
A Campanha de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, é lembrada hoje (18) de maio em todo país, a partir do “Caso Araceli”. A menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, então com oito anos, foi morta em Vitória (ES), em 1973. Seu corpo foi encontrado com sinais de violência sexual, após seis dias, do desaparecimento, mas até hoje os criminosos ainda não foram punidos.

Comentários