Beto Rosado dá continuidade à fiscalização das linhas de transmissão das eólicas


O deputado federal Beto Rosado (PP/RN), relator da fiscalização dos processos de implantação dos parques eólicos e linhas de transmissão no Brasil, está dando continuidade aos trabalhos, ao lado da consultoria da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. Ele propôs um prazo de seis meses para concluir a fiscalização e apresentar o relatório final.

O objetivo da fiscalização é encontrar as causas do descompasso entre a construção das usinas eólicas e as linhas de transmissão. Isso porque, geralmente, as usinas ficam prontas sem as linhas de transmissão, provocando um prejuízo enorme para o país, pois a energia gerada é paga mas não chega à casa dos consumidores.

Neste momento dos trabalhos, o relator está analisando o acórdão nº 1616/2014 do Tribunal de Contas da União, que realizou auditoria recente no setor. Caso necessário, novas ações de controle serão promovidas em conjunto com o TCU. “As impressões iniciais são de que houve diversas falhas, principalmente de planejamento", observou o deputado.

Comentários