O deputado federal Beto Rosado (PP/RN) participou na manhã desta quinta-feira (25), na Câmara dos Deputados, do Seminário Nacional que marcou o primeiro ano do lançamento do Plano Nacional de Educação. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e do presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha.
O PNE é o documento que estabelece as estratégias das políticas de educação para o Brasil pelos próximos dez anos. Um de seus principais pontos é a ampliação do financiamento da educação pública, chegando a 10% do Produto Interno Bruto. Esse percentual também considera como fonte de investimentos as riquezas geradas com a exploração do petróleo e gás do pré-sal.
Outras metas importantes incluem a alfabetização de todas as crianças até o fim do terceiro ano do ensino fundamental, a erradicação do analfabetismo entre os brasileiros com 15 anos ou mais, a inclusão de todas as crianças de quatro e cinco anos na pré-escola e o acesso à creche para pelo menos metade das crianças de até três anos. Tudo isso, sem falar no estímulo ao ensino profissionalizante para jovens e adultos e na formação continuada de professores.
"As metas são ousadas e passam pela construção dos planos estaduais e municipais de educação em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, o governador Robinson Faria já encaminhou o documento para apreciação da Assembleia Legislativa, após uma construção coletiva, com a colaboração de várias entidades", destacou Beto Rosado.
Como membro da Comissão de Educação da Câmara, o deputado tem acompanhado a implementação do plano nacional em todas as regiões. "Sou agrônomo e tenho um trabalho muito voltado para o interior e a zona rural, mas entendo que a Educação é a principal ponte para o desenvolvimento de um país, por isso a minha dedicação ao tema", concluiu.
Assessor de Imprensa
Eduardo Colin
Comentários