CEARÁ-MIRIM - ABASTECIMENTO DE ÁGUA: Obra de ampliação da rede está sendo retomada em Nova Descoberta
Um acordo firmado entre a Prefeitura de Ceará-Mirim/RN, a Caixa Econômica Federal e a Construtora Coenco, em 17 de abril passado, está garantindo o reinício da Obra de Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da cidade.
Conforme explicitado em documento, assinado pelas partes, a retomada das atividades, tem por critério, o cumprimento de um novo cronograma que estabelece o prazo de nove meses, para conclusão, a contar da data do reinício
Os trabalhos relacionados à substituição de canos, executados em 41%, segundo consta no Sistema Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, estão sendo retomados no Bairro Nova Descoberta. Nesta segunda-feira, 01 de junho de 2015, a empresa Coenco - Consultoria, Engenharia e Comércio, interditou e começou a escavação na Rua João Maria J. Chaves, no trecho que compreende a BR 406 e a Rua Quatro, devendo permanecer no local por pelo menos cinco dias, conforme comunicado feito previamente aos moradores e comerciantes da área.
De acordo com Ederson Santos, engenheiro da construtora responsável pela obra, nesta etapa, os serviços devem ser mantidos no mesmo bairro, até o dia 26 do mês em curso, seguindo um planejamento pré-estabelecido para sua execução, podendo haver mudança, caso seja necessário.
O empreendimento no valor de 16 milhões (dezesseis milhões de reais), oriundos do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, através do Programa de Desenvolvimento Urbano – PAC 2, foi elaborado para abastecer 100% da sede do município, contemplando as construções de 5 reservatórios distribuídos nos bairros (Cohab, Nova Descoberta, São José, Guararapes e Flora Terra), além de poços, recuperação de adutoras e troca de hidrômetros e de tubulação.
Este é um dos principais benefícios da área de infraestrutura da nossa gestão, por se tratar de saúde pública, afirma o prefeito do município Antônio Peixoto. “Estamos trocando a antiga rede de material manilha de cerâmica(cancerígena) que é utilizada há muitos anos, por PVC que tem mais resistência”, lembra o prefeito, que ainda ressalta a obra como solução para o problema de abastecimento, enfrentado principalmente nos bairros, mais distantes do centro da cidade.
O secretário municipal de infraestrutura e urbanismo, Liedson Lira, destaca, que a Prefeitura fez um mapeamento, que diagnosticou a realidade da área urbana do município. No estudo constatou-se que apenas 40% da população que vive na cidade, correspondente a 35.494 habitantes (dados da última estimativa do IBGE), tem água própria para o consumo e que parte da população vive em condições sanitárias precárias, fatores que justificam a importância da obra, de modo que a administração do Prefeito Antônio Peixoto, pede a compreensão dos cearamirinenses, por quaisquer transtornos causados.
Comentários