Uma palestra sobre a Importância das Unidades de Conservações para os Municípios do Rio Grande do Norte, marcou a abertura oficial da 13ª Semana Municipal do Meio Ambiente e 7º Fórum Ecológico de Ceará-Mirim, na manhã desta terça-feira 2 de junho.
O evento foi realizado no auditório “Prefeito Roberto Varela” da Estação Cultural e reuniu autoridades municipais, e profissionais ligados à preservação ambiental.
Após uma recepção do Coral da Escola Municipal Ilça Miranda, do Projeto São Miguel, apresentando um tema intitulado “Xote Ecológico”, o público acompanhou a apresentação de Natália Rodrigues, técnica do Núcleo de Unidade de Conservação do Idema, intitulada “A Importância das Unidades de Conservações para os Municípios do Rio Grande do Norte”, que é um dos principais assuntos do evento este ano, que traz como tema: “Sustentabilidade Ambiental”.
No seu discurso de abertura, o prefeito Antônio Peixoto destacou a importância do evento para o município, frisando que já existem recursos garantidos para investimentos na área de saneamento básico para as zonas urbana e litorânea de Ceará-Mirim.
O prefeito também disse que, com os investimentos que continuarão sendo feitos até o final de sua gestão, Ceará-Mirim será uma das cidades mais sustentáveis do Rio Grande do Norte.
“Nossa gestão tem feito tudo de melhor que pode fazer. Mas é bom lembrar que cada um de nós tem a nossa responsabilidade no que diz respeito às questões ambientais, porque o meio ambiente depende de todos nós”, ressalta o prefeito, que ainda fez questão de lembrar que das 52 escolas municipais, 43 delas têm o programa Mais Educação e outras 10 sustentáveis comprovadamente.
Quem também prestigiou o evento foi o vereador e presidente da Câmara Municipal, Renato Martins, que em sua fala, parabenizou a atual gestão por estar se reunindo mais uma vez para discutir o meio ambiente. “O mais importante de tudo é que o homem entenda o seu papel no ambiente em que vive. Muito já foi feito pela gestão do prefeito Peixoto em termos de avanços, mas o grande desafio é o comportamento do ser humano”, destacou o presidente da câmara Municipal, vereador Renato Martins.
Já o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Eriberto Moreira, fez questão de destacar os avanços da atual gestão no que diz respeito às questões ambientais, e citou entre eles a aprovação do Plano Municipal de Meio Ambiente, aprovação do Código Sanitário e o trabalho de troca da rede de abastecimento d’água de cimento amianto por tubos de PVC.
A secretária de educação do município, professora Ângela Aquino, lembrou da responsabilidade que tem como gestora da educação do município.
Ela também destacou a importância de se tomar cuidados necessários e de se seguir as leis referentes ao meio ambiente.
A secretária reforçou ainda que o setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação está a disposição das autoridades e da sociedade civil de Ceará-Mirim.
O evento contou ainda com as apresentações brilhantes do artista plástico cearamirinense Ivo Maia, focando as questões das queimadas, e do Grupo Teatral Metamorfose da Fundação de Cultura Nilo Pereira, focando o tema poluição, intitulado “O povo quer Saber”.
Prestigiaram ainda o evento, os secretários municipais Neto Coutinho (Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico), Luiza Moreira (Gabinete Civil), Joelson Silva (Finanças), Rilton Júnior (Defesa Social), Fátima Alves (Controladoria), Waldeck Moura (Fundação de Cultura Nilo Pereira), Socorro Lopes (Secretária Adjunta de Educação), alunos, professores e gestores de escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, entre outros auxiliares do governo.
A 13ª Semana Municipal de Meio Ambiente segue com suas atividades nesta quarta-feira dia 03/06 com uma vasta programação de oficinas temáticas durante todo o dia no CEU das Artes.
Comentários