Recadastramento Biométrico chega à Ceará-Mirim


Representando o prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto-PR, que cumpria agenda institucional na capital potiguar, a secretária-chefe de gabinete civil, Maria Luiza Moreira Pinheiro, participou de reunião na manhã da última segunda-feira 08/06 no Fórum Eleitoral de Ceará-Mirim.

A reunião contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte-TRE/RN, desembargador Virgílio Macedo Júnior, que veio a Ceará-Mirim, acompanhado do assessor especial da presidência, Arnaud Diniz Flor, da diretora-geral Ana Esmera Pimentel e do secretário de Tecnologia da Informática e Comunicação do TRE, Marcos Maia.

Também participaram da reunião o juiz Cleudson de Araújo Vale, magistrado responsável pela coordenação dos municípios que compõem a 6ª Zona Eleitoral, além de José Wilson de Oliveira, chefe do Cartório Eleitoral de Ceará-Mirim.

Na ocasião, foram discutidas estratégias e formas do município de Ceará-Mirim contribuir com a Justiça Eleitoral, no sentido de se fazer uma grande divulgação para garantir com que todos os eleitores do município realizem o cadastramento biométrico, que vai acontecer em na cidade no período compreendido entre 24/08 e 12/10 do ano em curso.

“Por orientação do nosso prefeito Peixoto, e atendendo pedido da Justiça Eleitoral, vamos dar a nossa parcela de contribuição nesse processo de revisão biométrica do eleitorado”, comentou a secretária Luiza Moreira.

Desta forma, o município estará cedendo as dependências da Estação Cultural para instalação dos equipamentos da Justiça Eleitoral, garantia de segurança no local por meio da Guarda Municipal em parceria com a Polícia Militar, disponibilização de transporte para a locomoção de eleitores da zona rural do município, além de todo um apoio logístico.

O prefeito Antônio Peixoto, que não pôde participar da reunião, posteriormente falou da importância da colaboração do município ao trabalho da Justiça Eleitoral.

“A não realização desse processo por falta de nossa colaboração pode comprometer o desenvolvimento do nosso município e causar uma série de transtornos aos eleitores que deixarem de se recadastrar”, salientou o prefeito de Ceará-Mirim.

O município de Ceará-Mirim, também por determinação do prefeito Antônio Peixoto, assume o compromisso no processo do recadastramento biométrico, de disponibilizar 10 servidores para o atendimento e ajudar na divulgação da necessidade do processo, bem como da importância da revisão do eleitorado por meio da biometria.

Ceará-Mirim, cidade que sedia a 6ª Zona Eleitoral, faz parte da lista de municípios da Justiça Eleitoral que passarão pela biometria neste ano de 2015.

As ações atendem plano traçado pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE, de até o ano de 2020, realizar as eleições dentro desse novo modelo de votação.

E O QUE É CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO?

O cadastramento digital ou cadastramento biométrico é um método automático de reconhecimento individual baseado na digital de cada cidadão.

Nas eleições, a urna eletrônica terá um sistema para identificação por meio da impressão digital, habilitando-a para o voto após o reconhecimento do eleitor.

Para que sejam colhidas as digitais, os eleitores devem se cadastrar biometricamente, isto é, deverão comparecer aos seus cartórios eleitorais para o registro das impressões dos dedos das mãos e para uma fotografia digitalizada.

O recadastramento eleitoral biométrico objetiva dar mais segurança ainda à identificação do eleitor no momento da votação.

O nome “biometria” ocorre do fato de se coletar e armazenar dados físicos do eleitor.

Comentários