Desde o início desta terça-feira (7), centenas de trabalhadores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal (Sinsenat) e do Sindicato dos Agentes de Saúde (Sindas) estão acampados em frente à Câmara Municipal de Natal. O ato foi marcado ontem, após a prefeitura não comparecer a uma reunião marcada para tratar sobre o cumprimento da Data-Base. Em apoio aos sindicalizados, os vereadores devem votar, às 14h, convocação dos secretários municipais para debater o tema, na quinta-feira (9), na própria Casa Legislativa.
A reunião com a Prefeitura havia sido confirmada em documento oficial da gestão, enviado no dia 2, quando os servidores ocuparam a CMN. Mas, de acordo com Soraya Godeiro, coordenadora do Sinsenat, o chefe do Gabinete Civil, Jonny Costa, só informou que o encontro estava cancelado no momento em que ele deveria acontecer. A atitude foi interpretada como um desrespeito aos trabalhadores, que já se encontravam na Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), onde o debate seria realizado.
A intenção do Sinsenat e do Sindas agora é permanecer na CMN até que a convocação seja votada. Para os Sindicatos, a aprovação do requerimento de convocação é uma segurança para que a Data-Base seja, enfim, discutida com a gestão, uma vez que o comparecimento dos secretários se torna obrigatório. Caso a convocação seja confirmada, os Sindicatos adiantam que estarão presentes na Câmara para acompanhar a sessão.
Concursos Públicos
Nesta manhã, os vereadores se comprometeram com outra bandeira dos servidores e firmaram compromisso de somente entrar em recesso após votar os Projetos de Lei que tratam dos concursos para a Semtas e a Saúde.
Comentários