Reality shows como o “Big Brother” e “A Fazenda”, que fazem sucesso no Brasil, não são vistos com bons olhos na China. Prova disso é que o órgão regulador da mídia no país decidiu banir de vez os programas televisivos “vulgares e nocivos”.
O país quer que os meios de comunicação promovam valores chineses decentes, em vez de buscarem entretenimento barato, segundo informações da agência estatal de notícias Xinhua. Para o governo, esse tipo de entretenimento é politicamente inapropriado.
Essa é uma ação que visa reforçar o controle do setor midiático controlado pelo Estado e a partir de agora, reality shows televisivos devem ser um meio de transmitir “energias positivas” e possuir “propósitos educacionais positivos”, de acordo com a Xinhua.
“Atualmente, a maior parte dos reality shows televisivos está orientada corretamente, possui conteúdo saudável e é aclamada pela sociedade, mas alguns programas não alcançam estes altos padrões”, disse um porta-voz do órgão regulador.
“Reality shows televisivos de alta qualidade terão grande apoio. Aqueles que não tiverem valores ou significado serão alvo de maiores controles, e aqueles que são vulgares ou danosos serão investigados e retificados até serem banidos”, disse.
Caso esses programas sejam proibidos pela Administração Estatal de Imprensa, Publicação, Rádio, Filme e Televisão, os chineses poderão assistir outros programas de Taiwan, Hong Kong, Estados Unidos de ou outros países pela Internet.
Comentários
Abraço