A sinalização do trânsito do município de Ceará-Mirim foi iniciada no último domingo (26), de julho, com mutirão da Prefeitura.
O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Defesa Social e a Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte (Comutran), por meio do setor de engenharia, aconteceu, pela manhã e parte da tarde com o apoio dos agentes do trânsito e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Como estava previsto, Avenidas, Ruas e algumas Transversais, do centro da cidade, que concentram maior volume de tráfego em relação às vias de menor movimento, receberam a sinalização, com placas mais usuais: pare, siga em frente ou vire à direita, vire à direita, sentido proibido, proibido retornar a esquerda, proibido estacionar e velocidade máxima permitida.
Por definição do Comutran foram retiradas as defensas na Avenida General João Varela, nas imediações do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e instalação da sinalização na mesma Avenida, do trecho que corresponde da SEDESC ao Sindicato, Rua Rodolfo Garcia, cruzamento da Rua Ionaldo Musçulino China com a Rua Euclides de Souza, no Bairro Bela Vista e a Transversal José Soares de Sá.
A implantação requer atenção dos condutores, e o Comutran, orienta quanto à obediência as regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, como medida preventiva contra acidente, além de penalidades e multa por infração, podendo ser aplicadas pelo DETRAN.
Toda ação foi orientada pelo engenheiro Aslann Leonette, com base em estudos prévios e acompanhada pelos secretários municipais Rilton Júnior (Defesa Social), Agnaldo Júnior (adjunto da SEDESC), Lindonor Torres (Serviços Urbanos) e Neto Coutinho (Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), além dos agentes de trânsito de Ceará-Mirim.
Segundo a coordenadora de trânsito do município Adeilze Souza, o projeto de mobilidade urbana, prevê que no máximo de 30 dias, as principais vias receberão sinalização vertical (placas) e horizontal (faixa de pedestre, lombadas e rotatórias). “Toda estratégia está sendo defina com o apoio do prefeito Antônio Peixoto e com a ação participativa da população, que é chamada a orientação e a contribuir com as transformações que estão ocorrendo, a sinalização tem o objetivo de propiciar melhores condições do trânsito, que favorece mais segurança de motoristas e pedestres”, destaca Adeilze, acrescentando que as ações educativas e de execução para solucionar os problemas do trânsito acontecem diariamente.
Comentários