PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM PREPARA PROGRAMAÇÃO CULTURAL, ESPORTIVA E FESTIVA PARA COMEMORAR SEUS 157 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


No próximo dia 30 deste mês de julho, o município de Ceará-Mirim vai completar 157 anos de Emancipação Política.

Para comemorar a data, a Prefeitura está preparando uma grande programação, incluindo atividades esportivas, culturais, inauguração de obras e celebração cívica.

A programação, que já está sendo finalizada, deverá ser anunciada nos próximos dias pelo prefeito Antônio Peixoto, que concederá entrevista coletiva à imprensa, direto de seu gabinete para anunciar o início e a programação das atividades.

O município de Ceará-Mirim é detentor de um dos mais ricos e passados históricos da região e do Estado do Rio Grande do Norte, onde se destacam a sua cultura, acontecimentos históricos, cultura canavieira, etc...

HISTÓRIA

O município de Ceará-Mirim, tem uma área de 724,40 Km2 e uma população de 72.374 habitantes de acordo com dados de 2014 do IBGE para oferecer um retrato do município.

Ceará-Mirim teve sua origem ligada a criação da 1ª Vila do Rio Grande do Norte, a Vila de Extremoz, sucedânea da antiga Aldeia de São Miguel do Guagiru que foi suprimida por Ordem Régia do rei de Portugal, Dom José I datada de 3 de setembro de 1759.

A Vila Nova de Extremoz foi instalada no dia 3 de maio de 1760.

Ceará-Mirim que na época chamava-se Boca da Mata e pertencia a Extremoz, passou a ser sede do município em 30 de julho de 1858, sendo chamada Vila de Ceará-Mirim.

A Vila recebeu foros de cidade em 9 de junho de 1882, pela Lei nº 837.

LOCALIZAÇÃO

O município de Ceará-Mirim está localizado a 33 km de Natal, na região Mato Grande.

A cidade preserva alguns casarios do início do século XIX, construídos no auge da produção canavieira.

Comentários