ROMU de Ceará-Mirim atua com nova técnica


As mudanças estabelecidas na Guarda Municipal de Ceará-Mirim, desde que o novo comandante assumiu o cargo no início deste mês, também incluem melhorias nas atividades desenvolvidas pela Ronda Ostensiva Municipal Urbana – ROMU.
O modelo inovador é a base de trabalho que prevê ações continuadas, de patrulhamento nas instalações e bens públicos, possibilitando atender melhor as necessidades de segurança nesses locais, bem como as dos cidadãos cearamirinense.
De acordo com o comandante Vantuil de Oliveira, na prática, o monitoramento ocorre com programação definida, seguindo um cronograma de horários e locais a serem fiscalizados, onde um Cartão Programa determina a funcionalidade do serviço e das equipes que atuam 24 horas, todos os dias..
 Ele explica que a técnica, permite ao pelotão operacionalizar com estratégia de Ponto Base Provisório (PBP), durante a ronda e que a função pode ser exercida motorizada ou a pé, como forma de prevenção a atos de violência e crime contra equipamentos públicos e pessoas, além de oferecer suporte tático permanente aos GM,s e vigilantes de serviço. “O diferencial do trabalho, que estamos desenvolvendo e que o torna mais eficaz, é a interação da Guarda com a comunidade, onde o patrulhamento esta ocorrendo, com abordagem social ou preventiva, caso seja necessário, o fato é que estamos mais presentes, com a intensificação das rondas”.
Inicialmente o monitoramento está sendo realizado sistematicamente em Instituições de Ensino, no Hospital Dr. Percílio Alves, Unidades Básicas de Saúde, Praças e Logradouros, Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, Prefeitura Municipal e Ceu das Artes dentre outros espaços da cidade, devendo se estender as comunidades rurais.
Segundo o secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Francisco Rilton Júnior, as ações por parte da corporação somam-se ao esforço da administração do prefeito Antônio Marcos de Abreu Peixoto, para coibir atos ilícitos no município.
A técnica adotada na ROMU de Ceará-Mirim, foi criada pelo comandante do pelotão Vantuil de Oliveira, que desenvolveu estudos no Brasil e exterior, trazendo a execução do trabalho para os bairros mais populosos da zona norte da capital do estado por meio da Polícia Comunitária, que registra excelentes resultados no combate ao crime. “No município estamos adequando o projeto à realidade local”, afirma.
 A Guarda Municipal também pode atuar no apoio a Polícia Militar, Defesa Civil, Agentes de Trânsito e questões voltadas para o Meio Ambiente.

Comentários