Segundo estabelece o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), a educação para o trânsito é direito de todos. Em Ceará-Mirim, a Prefeitura vem desenvolvendo políticas de educação e segurança no trânsito para diversas faixas etárias e seguimentos da sociedade.
As atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte – Comutran, objetivam melhorar a qualidade do tráfego de veículos e pedestres e incentiva a reflexão das pessoas quanto a conduta no trânsito, observando que esse espaço é público e é importante adotar posturas que resultem em uma convivência saudável.
No último dia (17), a coordenadoria promoveu uma grande mobilização em parceria com o DETRAN/RN, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, além dos agentes de trânsito da Comutran, no sentido de alertar a sociedade sobre a relevância da segurança no trânsito como forma de prevenir acidentes e infrações.
O evento foi dividido em três momentos, envolvendo públicos diferentes, e focou a responsabilidade e o compromisso social em relação ao trânsito, trabalhados através de diversidade cultural, prevendo a formação de multiplicadores em várias esferas.
No período da manhã as orientações foram ministradas na Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo, para professores e mais de 150 estudantes do ensino médio. Na parte da tarde, alunos do ensino infantil, que lotaram o Ginásio de Esportes Aderson Eloy de Almeida, receberam instruções do grupo Mucartes “Trupe, Três em Trânsito”, do setor de educação do DETRAN/RN e a noite, taxistas e mototaxistas compareceram a Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, para aprender sobre o assunto através da palestra “Motorista do Bem”, conduzida pelo agente de trânsito, Antônio Carlos.
“A municipalização do trânsito exige a aplicabilidade de regras que estamos adotando e instruindo a população para que a mesma se adapte a nova realidade, esse processo vem sendo efetuado com várias iniciativas da Comutran que vão desde a capacitação dos nossos agentes de trânsito, conscientização dos cearamirinenses e readequações com intervenções que geram mudanças, posso dizer que estamos colhendo os resultados, essa grande ação, mostrou o interesse da coletividade”, destaca Rilton Júnior, secretário de Defesa Social.
De acordo a Coordenadoria Municipal, o trabalho é constante e vem sendo intensificado diariamente, com programações diversas, a próxima, tem agendamento para domingo (26), quando a sinalização vertical, de algumas avenidas e ruas do centro da cidade devem ser instaladas.
Comentários