A importância do lançamento correto dos dados nos sistemas de informações utilizados pela Justiça do Trabalho (PJe, SAP1 e SAP2) foi objeto de uma campanha lançada nesta sexta-feira (03), no auditório do Tribunal Pleno, pela desembargadora vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), Maria Auxiliadora Rodrigues.
Chamada de Lance Certo TRT21, a campanha tem como público alvo magistrados, gestores e servidores, para que eles consigam diminuir as inconsistências verificadas nos sistemas de dados utilizados pela Justiça do Trabalho, como o processo Judicial Eletrônico, que impacta negativamente na estatística e produtividade do Tribunal.
Ao abrir a solenidade, a desembargadora Auxiliadora Rodrigues destacou a importância institucional do lançamento oficial da Campanha Lance Certo, que tem como objetivo maior buscar o alinhamento dos dados do TRT-RN frente ao e-Gestão, e de sua transmissão para o CNJ.
A vice-presidente do tribunal esclareceu a todos que não basta apenas o magistrado ou servidor fazer o lançamento integral dos dados solicitados pelo sistema. Para ela, é fundamental o total alinhamento do lançamento com os critérios de padronização, sob pena de ensejar inconsistências que lesam diretamente a produtividade do Regional.
Por força da Resolução 184 do CNJ, Auxiliadora Rodrigues disse que os projetos de lei dos TRTs somente serão apreciados quando, aplicado o Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-JUS), o respectivo tribunal alcance o "intervalo de confiança" do seu ramo da Justiça.
Logo, inconsistências geradas pelos lançamentos em desconformidade com a padronização, irão frustrar eventuais anseios do coletivo de trabalho quanto a criação de cargos, funções e de qualquer projeto de expansão do TRT-21.
Em seguida, o secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Rafael Barbosa, fez uma apresentação sobre a importância de lançar corretamente os dados nos sistemas processuais em suas várias fases, como as de conhecimento e de execução. Ele também apresentou o fluxo de dados desde o lançamento por cada magistrado ou servidor até a remessa ao CNJ.
No período da tarde, a programação da campanha prosseguiu com uma oficina voltada para servidores que atuam nas Varas do Trabalho da capital e interior.
Na segunda-feira (6) pela manhã, a mesma oficina será ministrada para servidores que atuam nos gabinetes dos desembargadores e na Assessoria Jurídico Administrativa da Presidência e, no período da tarde, para os servidores que atuam nas Turmas de Julgamento e na Secretaria do Tribunal Pleno.
No Rio Grande do Norte, a implantação do Lance Certo está sendo coordenada pelo Comitê Gestor Regional do Sistema e-Gestão do TRT-RN, presidido pela desembargadora vice-presidente, Maria Auxiliadora Rodrigues.
O programa e-Gestão Lance Certo é coordenado nacionalmente pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, e foi lançado no mês de maio de 2014, em Brasília (DF), pelo corregedor-geral do TST, ministro João Batista Brito Pereira, destinado aos presidentes e corregedores dos TRTs de todo o Brasil.
Comentários