Lançar lixo, entulhos ou qualquer outro tipo de resíduo em dias, locais e horários inadequados, caracteriza crime ambiental, sem contar que aumenta o risco de formação de criadouros de mosquitos.
Dentro desse contexto, a Prefeitura de Ceará-Mirim, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico, inicia campanha de conscientização sobre a limpeza pública do município.
A princípio, a campanha está sendo lançada pela avenida principal, mas que irá abranger toda a cidade.
Através de panfleto (em anexo), a Prefeitura informa sobre a proibição do descarte de lixo, entulhos ou qualquer outro tipo de resíduo nos canteiros centrais da avenida principal da cidade, sob pena de multa aos responsáveis.
A Empresa A.J, que faz a coleta de lixo no município é responsável apenas pelos resíduos domiciliares.
Em relação aos entulhos e outros objetos descartados em vias públicas, devem ter sua destinação pelos responsáveis de obras ou das irregularidades cometidas, às suas próprias custas.
De acordo com Neto Coutinho, secretário de Meio Ambiente do município, para que esta campanha tenha êxito, a Prefeitura espera contar com o apoio da população e, principalmente dos construtores, em relação aos entulhos.
Em dias determinados, a Prefeitura realiza a coleta de lixo, e segundo orienta Neto Coutinho, todos devem observar o dia da limpeza em seu bairro:
SEGUNDA, QUARTA E SEXTA-FEIRA: Centro, Conjunto Luiz Lopes Varela, Bairro Passa e Fica e os distritos de: Capela, Coqueiros, Rio dos Índios, Caiana, Massaranduba e as praias de: Muriu, Jacumã e Porto Mirim.
TERÇA-FEIRA, QUINTA-FEIRA E SÁBADO: Bairros Santa Águeda, Novos Tempos, São Geraldo, Planalto, Loteamento Maninho Barreto, Conjunto Natureza I e II, Loteamento São José, Loteamento Guararapes, Loteamento Antônio Cardoso, e os distritos de: Lagoa Grande, Ponta do Mato e Terra da Santa.
É importante frisar que, cumprindo tais determinações e ou recomendações, além de colaborar com a limpeza da cidade, construtores, proprietários e a população também auxiliam na identificação das propriedades, deixando sua posse regulamentada junto às normas da Prefeitura e do Meio Ambiente, evitando assim, a necessidade de multas ou repreensões.
Sem contar, que ações desse tipo contribuem também para a valorização urbana e na qualidade de vida das pessoas.
Comentários