PREFEITO ANTÔNIO PEIXOTO REÚNE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS PARA DISCUTIR A CRISE ECONÔMICA E DETERMINA CONTENÇÃO DE GASTOS
O Prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, reuniu na manhã desta sexta-feira 14/08, os secretários municipais para discutir a crise política e econômica do país e debater medidas técnicas de prevenção e redução de gastos no município.
A reunião ocorreu durante toda a manhã no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
O prefeito solicitou o empenho de todos para conter as despesas de energia elétrica, telefone, água, combustível, entre outros itens e, principalmente na aquisição de bens e serviços que podem ser adiadas as suas compras sem deixar de atender as demandas essenciais da população e funcionários.
Além disso, o Prefeito estipulou o prazo de uma semana para que os secretários possam entregar um cronograma de redução de gastos.
A intenção, segundo o prefeito, é conseguir manter as contas em dia, manter o município e continuar com os investimentos em infraestrutura e o término de obras que encontram-se em andamento e necessitam de recursos próprios e federais para concluí-las.
“Ou a gente faz isso ou não consegue atravessar a crise que o Brasil está vivendo atingindo diretamente os municípios”, relata o prefeito Antônio Peixoto.
Ainda de acordo com o prefeito, a gestão fará um levantamento para saber onde pode haver cortes, facilitando o manejo da máquina pública e garantindo que os cofres públicos sofram o mínimo neste momento de crise, buscando atender a população cearamirinense de maneira geral, não interrompendo os serviços essenciais e continuar fazendo investimento de infraestrutura, melhorando a qualidade de vida da população.
Uma das preocupações do prefeito Antônio Peixoto, durante a reunião, foi com respeito à folha de pessoal.
Ele lembrou que desde o início de sua gestão, tem mantido o pagamento em dia do funcionalismo, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF.
Mas que, para manter esse pagamento em dia e diminuir as despesas da Prefeitura, ficou decidido a necessidade de se fazer cortes e redução de gastos, visto que, diante do exposto, a Prefeitura de Ceará-Mirim não terá condições de manter a folha de pagamento com a persistência da crise econômica ora vivida por todos os municípios brasileiros, no patamar em que encontra-se.
“Não gostaríamos de fazer o que estamos determinando, mas infelizmente somos obrigados, para garantir a governabilidade, e para que possamos cumprir com a Lei de Responsabilidade Fiscal, deixando as contas em dia”, explicou o prefeito Antônio Peixoto.
Essas medidas do prefeito Antônio Peixoto, também objetivam mostrar a sociedade o arrocho financeiro vivido pelos municípios, que não têm recebido o respaldo dos governos federal e estadual, para enfrentar a crise que se alastra por todo o país.
Comentários