Revista do Banco do Nordeste destaca Comércio e Turismo de Ceará-Mirim

Conhecida pelo apogeu da cultura canavieira no século passado, a cidade de Ceará-Mirim localizada a 30 quilômetros da capital potiguar, que acaba de completar 157anos de emancipação, ganhou as páginas da Revista Conterrâneos, do Banco do Nordeste.
A edição de março / abril 2015, apresenta o município em quatro páginas, fazendo um resgate de parte da história econômica da “Terra dos Verdes Canaviais”, que após o fim do ciclo de produção de cana-de-açúcar precisou se redescobrir investindo em novas atividades que impulsionem a economia Vale. Agora a aposta tem sido o comércio e o turismo, aponta a Revista.
“A 30 quilômetros de Natal, Ceará-Mirim vivenciou o auge da produção da cana-de-açúcar no país, chegando a ser conhecida como a “Terra dos Vedes Canaviais”, A atividade decaiu com a falência da principal usina de moagem, mas os cearamirinenses estão se redescobrindo no comércio e no turismo”.
A história presente nas ruínas de engenhos, antigos casarões, e na memória dos mais de 70 mil cearamirinenses, contextualizam a matéria produzida pelo Jornalista Keyson Cunha.  Ele faz um passeio textual nas belezas naturais das praias de Jacumã e Porto Mirim, nos prédios históricos, do Mercado do Café, mais antigo e importante centro comercial da cidade, que preserva a culinária tipicamente nordestina em pratos como guisado, picado e o tradicional caldo de cana, no Solar dos Antunes Pereira, atualmente sede da Prefeitura Municipal, no artesanato que compõe peças feitas com palha de carnaubeira, entre vários produtos confeccionados usando matérias-primas como o barro, gesso, pano, crochê, pintura e bordados entre outros que retratam a cultura local.
A agência do Banco do Nordeste foi instalada em Ceará-Mirim em abril de 2013, dentro do projeto de expansão do Banco na Região, que visa promover o desenvolvimento sustentável do Nordeste, sendo importante agente financiador do comércio e serviços.
Homenagem
O prédio da Agência em Ceará-Mirim recebeu o nome do Monsenhor Ruy Miranda, que dedicou 55 anos da vida sacerdotal a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, como pároco da Matriz.

Comentários