Arbitragem entra com ação judicial contra a Globo para vetar imagem exibida na TV


A Anaf – Associação Nacional dos Árbitros – entrou com uma ação judicial contra a Globo para vetar a exibição da imagem dos juízes durante os jogos.

O processo, que foi assinado por 250 árbitros e registrado na 19ª Vara Cível de Pernambuco, alega que os árbitros não recebem Direito de Arena, que é um recurso originado dos direitos de transmissão. A associação dos árbitros quer que o veto à imagem das câmeras seja válido para todas as competições que a emissora carioca levar ao ar, inclusive o Campeonato Brasileiro.

No mês passado, a presidente Dilma Rousseff retirou item da Medida Provisória 671 que repassaria ao sindicato dos árbitros 0,5% do Direito de Arena recolhido. A MP foi sancionada e transformada em Lei 13.155, sem o item que beneficiaria financeiramente os árbitros.


A Anaf argumenta tem direito a uma parte da Arena, porque a arbitragem também está inserida no espetáculo vendido às TVs. “Os árbitros são impedidos de se profissionalizar e não têm direito ao direito de Arena. Não há qualquer interesse em melhorar nossas condições. Como não temos direito por nossa exibição, o certo é que nossa imagem não seja exibida”, declarou Marco Antônio Martins, presidente da Anaf.

Comentários