Prefeitura de Ceará-Mirim e NAVIMA lançam projeto CRAS com previsão de funcionamento para 2016


Centro foi pensado para atuar na preservação da biodiversidade costeira e caatinga acolhendo aves, mamíferos e répteis da fauna silvestre.


O Parque Natural Boca da Mata, em Ceará-Mirim, terá mais uma funcionalidade que confere a sustentabilidade, na área de 69 hectares, além do ecoposto previsto, a reserva será contemplada com um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.

Nesta quarta-feira (21) de outubro, no meio da Mata Atlântica, a Prefeitura lançou por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a organização não governamental Nature Viva Mangue - NAVIMA, o projeto CRAS, que será o primeiro do nordeste.

Na ocasião os presentes puderam conferir a explanação da maquete feita pelo arquiteto cearamirinense Antônio Augusto Junior, que mostrou a estrutura com recepção, ambulatório, sala de acolhimento para os animais, gaiolões para reabilitação de voo (papagaios, araras, periquitos e aves de rapina), sala de pequenas cirurgias, quarentenas (aves, mamíferos e répteis), e alojamento para pesquisadores.

O prefeito do município Antônio Marcos de Abreu Peixoto, agradeceu o empenho dos ambientalistas e da sua equipe para que o Parque Boca da Mata possa funcionar e cumprir o papel quanto à conservação ambiental.  Ele citou a relevância do CRAS tanto para o Município, quanto para o Estado e agradeceu a parceria da NAVIMA, reconhecendo a importância do projeto que também servirá de base para a conscientização e educação ambiental.

Na concepção do presidente do Legislativo Municipal, vereador Renato Martins, Ceará-Mirim está recebendo outro grande privilégio, uma instituição preocupada com as causas ambientais que ao funcionar potencializará o município em vários aspectos. “O centro representa vida para flora e fauna. Parabenizo a NAVIMA e a Prefeitura pela sensibilidade de aceitar a proposta”, frisa Renato Martins.

Reforçando as palavras do prefeito Peixoto, o secretário de Meio Ambiente, colocou a pasta a disposição da NAVIMA, com referência ao andamento do projeto e sua concepção.

Para a bióloga Dra. Rosimeire Dantas, especialista em fauna silvestre, ornitóloga, diretora executiva da organização, o apoio do prefeito Antônio Peixoto, foi determinante na escolha da cidade para construção do Centro, que absolverá mão-de-obra local para o trabalho dos cuidados com os animais e outros serviços.  “Este momento representa um importante avanço em defesa das questões ambientais, necessitamos de medidas mais eficazes para a proteção do meio ambiente, e o apoio na viabilização do CRAS nos deixa muito satisfeitos”, acrescenta a bióloga que também agradece a atenção do ambientalista Dr. Eriberto Moreira, do arquiteto Augusto Júnior, bem como de instituições locais como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e IFRN, campus Ceará-Mirim, que têm oferecido suas colaborações”, destaca.

Na NAVIMA constam dados com estatísticas mostrando que o maior número de apreensão de animais silvestres concentra-se na região metropolitana e rodovias do estado, dentre os grupos de animais mais traficados, as aves são, de longe, o segmento mais visado, constituindo cerca de 70% do total de animais apreendidos pelo IBAMA em todo o país, estando os passeriformes (“passarinhos”), em primeiro lugar no ranking de tráfico de animais silvestres,  devido a aspectos culturais dos  brasileiros associados à  indústria  do  crime  ainda  latente  no  mundo.

Ela explica que o Centro estará apto a receber apreensões oriundas dos órgãos de fiscalização, como IBAMA, IDEMA, Secretarias de Meio Ambiente municipais, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e demais instituições envolvidas na repressão dos crimes contra a fauna, para avaliação médica por veterinário e biólogos, triagem e condução posterior às respectivas quarentenas.

O espaço ainda contemplará ações de educação ambiental nas escolas de Ceará Mirim e demais município, além de servir de base para experiências de reabilitação e soltura no bioma Mata Atlântica e Caatinga, com acompanhamento subavaliação técnica/cientifica do IBAMA/IDEMA/CRAS. 


A solenidade foi encerrada com um momento lúdico na performance do artista plástico e poeta paraibano Ivo Maia, radicado em Ceará-Mirim, que realizou a soltura de um filhote de cobra coral na mata.

Comentários