Vereador presta nota de esclarecimento sobre Caso Ielmo Marinho

Sobre a citação em ação impetrada pelo prefeito afastado de Ielmo Marinho, Bruno Patriota, o blogue recebe a seguinte nota de esclarecimento do vereador Tarcísio Ribeiro Júnior:
Tomei conhecimento, na manhã desta quarta-feira (28/10), através das redes sociais, de uma ação popular, de autoria do prefeito afastado Bruno Patriota, contra mim e contra o Promotor de Justiça Augusto Lima.
Quero deixar claro que a minha relação de amizade com o Promotor é da época de colégio, o que nada impede que, de forma institucional, eu represente o Poder Legislativo da cidade de Ielmo Marinho, onde sou Vereador eleito pelo povo.
Também não macula nem interfere na atuação do Promotor Augusto Lima, que representa de forma transparente e condizente, com a posição e importância de seu papel, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte.
Afirmo que não há nada que desabone minha conduta à frente do Legislativo. E mais: nunca pedi troca de favores em nome de amizade. Esclareço, também, que dentro desse círculo de amizades também está meu querido colega Flávio Henrique, que é sócio e irmão do advogado de defesa do prefeito afastado, Dr. Felipe Cortez, cujo escritório, aliás possui contrato com a Prefeitura de Ielmo Marinho, e ainda assim tem atuado como advogado pessoal do prefeito e até poucos dias do vice-prefeito acusados de atos de irregularidades administrativas.
Não quero e nem posso acreditar que conversas que sempre tivemos em grupos de redes sociais possam ter ultrapassado os limites de nossa história. Infelizmente, apresentarei essas conversas se necessário no momento oportuno, que para mim serão doloridas mas necessárias, para que eu possa mostrar que além de uma disputa política administrativa, esse caso está rompendo o lado pessoal.
Não posso e nem devo deixar que estratégias jurídicas montadas possam prevalecer como verdade. A amizade de todos que fazem parte do grupo valem mais que embates políticos ou jurídicos e essas conversas que apresentarei em fotos se necessário, são mensagens que todos nós compartilhamos no nosso grupo de whatsapp denominado “HC outra vez”. Destaco que o nome do grupo é justamente em homenagem à época escolar, pois todos os participantes foram contemporâneos do Colégio Henrique Castriciano.
Justamente nesse grupo, todos falam de forma descontraída, e numa dessas conversas o próprio Flávio (irmão do Dr. Felipe Cortez) solicita a Augusto que entre com ações contra seus cliente e que o mesmo seria o denunciante anônimo. Não acredito que isso tenha sido de forma maldosa. Estou certo que foi uma descontração. Mas quero mostrar que mesmo existindo vários tipos assuntos dessa natureza, o respeito sempre prosperou com a atividade de cada um ali existente.
Gostaria de comunicar que nunca solicitei ao Sr. Luiz Carlos Bidu que apresentasse denúncia ou produzisse provas contra o prefeito afastado Bruno Patriota. Após a tentativa de extorsão praticada pelo prefeito ao denunciante foi que veio à tona a “Operação Resistência”, que denunciou o prefeito afastado Bruno Patriota ao Tribunal de Justiça, por corrupção ativa, coação, prevaricação, suborno, falsidade ideológica e associação criminosa.
Sei que não é tão simples descaracterizar uma atitude de tamanha magnitude, mas está claro que a defesa do prefeito afastado vem utilizando de diversas manobras desesperadas para tentar descaracterizar ou simplesmente ludibriar a Justiça e a imprensa do nosso Estado, na tentativa de voltar o prefeito afastado para seu cargo e assim continuar os desmandos administrativos que estão acontecendo.
O papel da Câmara Municipal e do Ministério Público é árduo e com certeza contraria os interessados em fazer a malversação dos recursos públicos. Não me curvarei aos poderosos que chegaram em Ielmo Marinho comprando a consciência da população.
Estou exercendo o meu papel de fiscalizador dos recursos públicos e continuarei fiscalizando até o final do meu mandato. Temos a responsabilidade de dar transparência aos atos públicos e, no momento que vive nosso país, não podemos deixar de reconhecer de público a coragem e honestidade que teve o denunciante Luiz Carlos Bidu para com sua cidade.
A tentativa de descaracterizar a denúncia pode fazer com que a sociedade desacredite ainda mais de nossas instituições. A Câmara Municipal é uma instituição independente e isso deve ser respeitado. Quando isso acontece, deixa alguns poderosos totalmente contrariados e a defesa do prefeito afastado Bruno Patriota apenas tenta mostrar que tudo que aconteceu é normal e agora os responsáveis por todas as irregularidades já podem voltar a atuar novamente.
Por fim, quero comunicar à justiça do Estado do Rio Grande do Norte que estou à disposição para fazer qualquer tipo de esclarecimento como também apresentar todos os documentos solicitados.

Tarcísio Ribeiro Júnior
Vereador de Ielmo Marinho

Comentários