O Governo do Estado se pronunciou sobre a saída da unidade da Ambev no Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6) e, caso a empresa encerre as atividades, 300 postos de trabalho serão perdidos. As operações das unidades da empresa em São Paulo e Sergipe também serão fechadas.
Uma reunião entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, de Tributação e Planejamento está prevista acontecer na próxima segunda-feira (9) para elaborar uma proposta à empresa.
De acordo com o Governo, desde 2013 a Ambev vem anunciando a intenção de encerrar as atividades industriais no Rio Grande do Norte, que hoje se restringem à produção do litrão de cerveja com expediente de uma a duas vezes por semana.
Em agosto de 2015, a empresa voltou a falar sobre a retirada do estado, alegando a falta de concessão do benefício fiscal do Proadi.
“O Governo do Estado está de portas abertas para a concessão de tal benefício a esta e outras empresas de natureza industrial, inclusive anunciando que o Proadi ampliou-se no formato que está sendo apreciado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte”, informou em nota.
Ainda na nota, o Governo esclareceu que o ajuste fiscal adotado pelo estado não influenciou a decisão, pois a alteração das alíquotas vale sobre o consumo local. “O Governo do Estado está aberto ao entendimento com a Ambev, com vistas à manutenção e, até, ampliação, dos empregos gerados por esta indústria no estado”.
Comentários