GUARDA MUNICIPAL INTENSIFICA AÇÕES DE SEGURANÇA EM ESCOLAS E DEMAIS ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL


A violência é um problema social que está presente nas ações dentro dos diferentes âmbitos da sociedade, e as escolas têm sido um dos alvos das diversas formas desta manifestação que tem provocado inúmeros transtornos aos envolvidos no processo educativo.

Lugar de formação da ética e da moral das pessoas ali inseridas, sejam alunos, professores ou demais funcionários, esta prática não deveria proceder.

Dentro desse contexto, em Ceará-Mirim, a Guarda Municipal tem intensificado as rondas preventivas e ostensivas nas escolas, bem como em postos de saúde, praças e demais prédios públicos, tanto na área urbana quanto na área rural do município.

No caso específico de segurança nas escolas, o objetivo, é fazer com que crianças, adolescentes e jovens, bem como os próprios adultos não percam a credibilidade quanto à uma sociedade justa e igualitária, capaz de promover o desenvolvimento social em iguais condições para todos.

As ações fazem parte do projeto Ronda Escolar, que já atinge 13 escolas da rede municipal de ensino na área urbana e outros 44 estabelecimentos de ensino na área rural do município, promovendo mais segurança aos alunos, professores e funcionários.

O trabalho que vem sendo desenvolvido pela Guarda Municipal junto às escolas no município de Ceará-Mirim, vem traduzindo respeito ao próximo, através de atitudes que levam à amizade, harmonia e integração entre as pessoas, contribuindo inclusive com o projeto político pedagógico das instituições de ensino.

REFLEXÃO

Muito se fala sobre o combate à violência, porém, levando ao pé da letra, combater significa guerrear, bombardear, batalhar, o que não traz um conceito correto para se revogar a mesma.

Muitas instituições públicas se utilizam desse conceito errôneo, princípio que deve ser o motivador para a falta de engajamento dessas ações.

Levar esse tema para a sala de aula desde as séries iniciais é uma forma de trabalhar com um tema controverso e presente em nossas vidas, oportunizando momentos de reflexão que auxiliarão na transformação social.

REFORÇO

Com o início do ano letivo 2016, a Guarda Municipal intensificará a fiscalização nas escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, monitorando inclusive as entradas e saídas de alunos.

Portanto, esse reforço na segurança escolar por parte da Guarda Municipal vem ao encontro de outras ações já realizadas pela Secretaria Municipal de Educação que também visam melhorias não apenas para à volta as aulas, mas para todo o ano letivo.

Comentários

Anônimo disse…
Pienso que no sois derecho. Discutiremos. Escriban en PM, hablaremos.
[url=http://ucitalk.org/smf/index.php?topic=209166.new#new]copperKn[/url]