Sedesc promove capacitação para Bombeiros Civis de Ceará­-Mirim


Cerca de 16 bombeiros civis do município de Ceará-­Mirim, tiverem a oportunidade de aprender técnicas de salvamento aquático e enriquecer seus currículos por meio de um curso básico proporcionado pela Prefeitura.

Em uma semana de treinamento que reuniu aspectos como determinação e disciplina, os civis atuaram em simulados na condição de salva­-vidas.

A oportunidade surgiu com a iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa Social por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, que mantém parceria com os bombeiros que prestam serviço na cidade.

O curso foi realizado como objetivo de transmitir de maneira prática as diferentes formas básicas de prevenção de afogamento e salvamento aos profissionais que também lidam com o meio aquático, no sentido de ensinar como eles devem reconhecer e tratar os casos de afogamento, até que o socorro médico chegue.

“A necessidade de um complemento para a atividade que eles já exercem, e o fato de vivermos em uma região litorânea, nos impulsionou a investir nessa qualificação e o resultado foi surpreendente, ficamos satisfeitos com a força, coragem e a dedicação dos participantes”, frisa o coordenador municipal da Defesa Civil, Luiz Henrique Souza.

Todo treinamento ocorreu no período de 26 a 29 de janeiro, tendo sido conduzido pelo instrutor, o bombeiro militar Iranildo, nas praias de Muriú, Jacumã, Maxaranguape e na Lagoa de Jacumã, com treinamento que exigiu esforço físico nos vários momentos de simulação de salvamento.

“Todos se mostraram capazes e ao final do curso, nós conseguimos a meta, que foram os resgates, onde os alunos conseguiram entrar na água e resgatar a vítima com segurança até a areia”, destaca o instrutor.

Para o secretário adjunto de Defesa Civil, Agnaldo Júnior, que também participou dos treinamentos, a iniciativa da prefeitura, com apoio do titular da pasta Rilton Júnior, foi de grande importância para os bombeiros civis e para população, especialmente nativos e banhistas que frequentam as praias e a lagoa onde as aulas práticas foram realizadas.

Na opinião dos bombeiros Karol Lima e Maxson Bruno Oliveira as experiências já adquiridas e os conhecimentos que foram repassados, contribuem de forma muito significativa, de modo a obter sucesso nas ações, especialmente as de prevenção.

Comentários