Mark Zuckerberg revela misterioso ‘Facebook amarelo’


Era para ser um vídeo sobre o Facebook Live, ferramenta que permite a transmissão de vídeos ao vivo, mas Mark Zuckeberg, cofundador da maior rede social do planeta, acidentalmente revelou a existência de uma versão secreta do aplicativo, usada pela companhia para testar novas funções que ainda não foram liberadas ao público. Uma curiosidade: o ícone do aplicativo é amarelo.
Não é possível saber quando ou se as novas ferramentas serão lançadas, mas a versão beta do app para iOS mostra diferenças com o aplicativo atual. A maior delas é o formato de publicação. A caixa “No que você está pensando?” fica sempre aberta, pronta para ser usada. Atualmente, ela aparece apenas no topo da timeline, mas com o scroll para baixo, ela desaparece.
E quando o usuário clica na caixa, uma lista de opções surge na tela oferecendo as opções de publicação, como texto, foto ou vídeo. E a versão amarela do aplicativo tem novidades nos formatos que podem ser compartilhados: músicas, GIFs e slides.
Os novos formatos e a remodelação do layout pode ser uma tentativa da companhia para reverter uma preocupante queda no número de publicações. Entre a metade de 2014 e a metade de 2015, o número de compartilhamentos caiu 5,5% na rede, sendo que as publicações pessoais, como fotos e textos, caiu 21% no período, segundo reportagem do site “The Information”.
Durante a apresentação, Zuckerberg destacou que nem todas as ferramentas serão lançadas ao público, mas confirmou que algumas irão. Ao The Verge, um porta-voz da companhia informou que o novo layout dinâmico da caixa de publicação já está sendo testado por alguns usuários. É normal que grandes empresas de tecnologia testem novidades em um pequeno grupo para medir a aceitação.
— Nem tudo aqui nós vamos lançar — disse Zuckerberg. — Algumas coisas aparecerão ao longo do tempo.

Comentários