Defensoria atua na mediação para garantir tratamento de paciente com queimaduras graves


A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE-RN), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), através do programa O SUS Mediado, garantiu ao vendedor Josué Silva da Cruz, a realização de procedimento cirúrgico de enxerto de pele para o tratamento de queimaduras através de um instrumento chamado Dermátomo Elétrico. O procedimento foi realizado na cidade em Fortaleza, no Ceará, e custeado pelo Governo do Estado do RN, através do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

De acordo com a defensora pública Cláudia Carvalho Queiroz, o vendedor encontrava-se internado na ala de queimados do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. Como o Dermátomo da unidade não estava funcionando e nenhum outro hospital do Estado oferece o procedimento, a Defensoria Pública procurou a Sesap para buscar, de forma extrajudicial, a transferência do paciente para Fortaleza.

A defensora pública destacou ainda que o setor de Tratamento Fora do Domicílio da Sesap agiu rapidamente e, em menos de uma semana, viabilizou a transferência do paciente para a capital cearense. Segundo Alexandra da Cruz, esposa de Josué, ele retornou à Natal na última semana. Ela informou que o procedimento foi bem sucedido e que o vendedor irá continuar fazendo o acompanhamento com a equipe médica do Walfredo Gurgel.

Erick Dias
Assessor de Comunicação
Defensoria Pública do Rio Grande do Norte

Comentários