Campanha com criatividade e baixo custo devem virar uma referência em eleições


A campanha eleitoral para prefeito e vereador de Natal trouxe algumas surpresas. Algumas vitórias previstas nas eleições proporcionais não se confirmaram. Alguns favoritos tiveram votações frustrantes. Em contrapartida, alguns surpreenderam.
Mesmo com a eleição para prefeito tendo sido razoavelmente muito fácil para o prefeito Carlos Eduardo Alves, o atual prefeito contou com um marketing vitorioso e eficiente, com o dobro do tempo de propaganda dos adversários e ainda teve o modelo curto e engessado da campanha e teve principalmente o medo da maioria dos eleitores de mudar e ter de voltar a um passado marcado por uma administração desastrosa.
Dentre as principais surpresas da campanha uma se destaca: a campanha do deputado estadual Kelps Lima a prefeito. Feita de uma forma totalmente não convencional – para os padrões históricos de campanhas políticas – a de Kelps ganhou as ruas, ocupou espaços, fez seus slogans virarem bordão repetidos e copiados em todos os cantos da cidade, ganhou repercussão na mídia local, regional e nacional e deverá se transformar em um case.
A campanha do deputado do Solidariedade foi feita com poucos recursos, mas virou memes, viralizou no zap-zap e o resultado disso é que o parlamentar conseguiu figurar em segundo lugar, com quase 50 mil votos, superando a votação de outros nomes bem mais conhecidos como Fernando Mineiro e Márcia Maia.
Com apenas 1 minuto e 26 segundos diários no programa eleitoral gratuito no rádio e na televisão, Kelps também se destacou nos debates e teria avançado ainda mais se a campanha fosse mais longa, mesmo que isso não fosse garantia de realização do segundo turno.
O slogan “Com um celular na mão e um desejo no coração” virou moda. A campanha criativa e de baixíssimo custo, sem carros de som, sem impressos, sem carreatas, sem palanque, sem produtora de vídeo entra para a historia e deverá servir de exemplos para muita gente num futuro próximo em campanha eleitorais.
O marketing ousado e arrojado da campanha de Kelps foi assinado pelo publicitário Pedro Ratts e sua agência, a Ratts Ratis.

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