Ipem finaliza Operação Páscoa e reprova três marcas analisadas


Por meio do Governo do Estado, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RN) realizou a Operação Páscoa durante todo o mês de março. A fiscalização, que faz parte de um calendário nacional, avaliou itens como ovo de páscoa, chocolate, colomba pascal, azeite, suco de uva integral e bacalhau.

Atuaram diretamente as divisões de Qualidade e Pré-medidos, a primeira fiscalizou se os brinquedos oferecidos como brindes nos ovos de páscoa contavam com informações em língua portuguesa, classificação etária e o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Os fiscais também atestaram se a embalagem do produto que continha o brinquedo também apresentava os dizeres: “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”. 

A área de Pré-medidos, que verifica produtos medidos e embalados sem a presença do consumidor, recolheu itens comercializados em larga escala durante a semana santa e analisou, em laboratório, se o peso indicado pelo fabricante na embalagem correspondia à quantidade real.

“Dentre os 45 tipos de produtos pré-medidos avaliados, tivemos reprovações apenas em um tipo, ovo de Páscoa. Dos mais de 450 ovos coletados, somente duas marcas apresentaram peso divergente do indicado na embalagem e outra não trazia nem mesmo a informação da gramatura”, informou Rosângela Ramalho, responsável pelo laboratório do Ipem.

A área de Qualidade esteve em 19 estabelecimentos comerciais e não encontrou nenhuma irregularidade nos ovos de Páscoa que continham brinquedos, o que demonstra que as marcas estão se adequando às normas de segurança estabelecidas por órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Pequenos consumidores

Dentro das ações no período de Páscoa, o Ipem também realizou uma atividade especial com os pequenos consumidores, em parceria com a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio Grande do Norte (Procon/RN).

Alunos do 4° ano de uma escola particular de Natal tiveram uma aula prática sobre fiscalização de produtos na última segunda-feira, 26 de março, em um supermercado da cidade.

Na ocasião, as 23 crianças receberam dicas dos fiscais sobre educação para o consumo e cartilhas do Inmetro com informações sobre segurança e conformidade.

Os consumidores mirins foram orientados a observar informações fundamentais que devem constar nos rótulos dos produtos, especialmente nos ovos de Páscoa e pescados, e ainda realizaram pesagem de peixes congelados.

“Estamos combatendo as irregularidades em respeito ao consumidor, evitando que ele seja lesado, e principalmente ensinando às crianças, para que elas sejam consumidoras conscientes no futuro e até auxiliem seus pais a fazerem as melhores escolhas, as mais seguras”, declarou Cyrus Benavides, diretor do Ipem.

Assessoria de Comunicação do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande Do Norte

Comentários