A Semana Nacional de Conciliação Trabalhista deste ano será realizada entre os dias 21 e 25 de maio e terá como tema "Sempre dá para conciliar".
O evento é coordenado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e mobiliza toda a Justiça do Trabalho brasileira, com o objetivo de estimular acordos entre patrões e empregados.
Inscrições
Empresas e trabalhadores que têm ações na Justiça e desejarem fazer um acordo devem procurar a Vara do Trabalho onde seu processo já tramita e manifestar seu interesse.
Qualquer empresa ou empregado pode conciliar seu processo, independente do porte ou do número de processos existentes.
Após o período de inscrições, os pedidos de conciliação serão organizados em pautas exclusivas durante a Semana Nacional da Conciliação
A conciliação na Justiça do Trabalho
A mediação e a conciliação são formas natas da Justiça do Trabalho e reconhecidas como um meio rápido e eficaz para resolver embates por meio de acordo entre as partes.
Desde 2015, a Justiça do Trabalho, por meio da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, promove campanhas como a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista.
No ano passado, a Justiça do Trabalho brasileira realizou 71.940 audiências, que resultaram em 26.527 acordos entre patrões e empregados, que injetaram mais de R$ 749,2 milhões na economia, beneficiando diretamente 198.470 pessoas.
Conforme estabelece a Resolução 174 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, a intenção de conciliar pode ser manifestada nos Núcleos de Conciliação existentes nos tribunais brasileiros ou nos setores indicados pelos tribunais.
Cejusc-Natal - Complexo Judiciário Trabalhista - Edifício Des. José Rocha
Telefones: (84) 4006-3388/4006-8300.
E-mail: Cejusc-natal@trt21.jus.br
Cejusc-Mossoró - Fórum Trabalhista de Mossoró
Telefones: (84) 3422-3625/3422-3618
E-mail: Cejusc-mossoro@trt21.jus.br
Comentários