O dia 27 de julho de 1972 marca a implementação, no Brasil, do Serviço Obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de cem funcionários.
A iniciativa foi do então ministro do Trabalho Júlio Barata, através das portarias 3.236 e 3.237/72. Por esse motivo, 27 de julho foi escolhido como o Dia Nacional de Combate aos Acidentes do Trabalho.
Nesse dia, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) lançará, em nível regional, a campanha do Programa Trabalho Seguro para os próximos dois anos, com o tema Violência no Trabalho: enfrentamento e superação.
O tema escolhido aborda os diversos aspectos da violência que pode ser vivenciada pelos trabalhadores em seu ambiente de trabalho, que podem levá-los ao adoecimento.
"São casos de violência psicológica, emocional, sexual, organizacional e até a violência física", detalha o juiz Alexandre Érico da Silva, um dos coordenadores do programa Trabalho Seguro no Rio Grande do Norte.
Para marcar o Dia Nacional de Combate aos Acidentes do Trabalho no Rio Grande do Norte, o TRT-RN também promoverá no próximo dia 27, no auditório do tribunal, uma programação que prevê uma discussão com especialistas sobre o tema, aberta ao público.
Além do lançamento da campanha educativa, o TRT vai assinar um termo de adesão ao programa Trabalho Seguro com o CREA-RN e o Sinduscon-RN.
Comentários