O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), desembargador Bento Herculano Duarte Neto abriu nesta quarta-feira (30), em Salvador, a 64ª Assembleia Geral Extraordinária e Reunião de Trabalho do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra).
No primeiro dia do evento, os diretores e assessores das Escolas Judiciais da Justiça do Trabalho de todo país participaram de uma oficina sobre ‘Direito e Sociedade - A discriminação silenciosa no mundo do trabalho’, com a participação da juíza do TRT da 8ª Região (PA/AP), Maria de Nazaré.
Durante a tarde, no auditório da Câmara Municipal, a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em Ciências Sociais, Graça Druck, discutiu a ‘Precarização do trabalho e (in)justiça social’.
Em seguida, a psicóloga Camila Novaes apresentou uma Análise psicológica da corrupção brasileira: reflexos no Direito e Sociedade.
Na quinta-feira o presidente Bento Herculano e os membros do Conematra participaram da solenidade de inauguração da Exposição Permanente Professor Rodrigues Pinto e de um debate sobre ‘Ensino Ead - Gestão e produção de conteúdo’ com os servidores Adriana Werner (TRT4) e José Erigleidson da Silva (TRT2).
O economista e professor da PUC-SP, Ladislau Dowbor, outro convidado do encontro, discutiu O mundo do trabalho e capital improdutivo e o evento foi encerrado com uma palestra sobre ‘Liberdade de iniciativa e justiça social: princípios inconciliáveis?’ proferida pela advogada Ana Frazão, professora da Universidade de Brasília (UnB).
O desembargador Bento Herculano Duarte Neto é o presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra), que reúne os diretores das Escolas Judiciais Trabalhistas de todo o Brasil.
Ciro Pedroza
Diretor da Divisão de Comunicação Social
Comentários