Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março), o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) reuniu magistrados e magistradas em torno de um projeto especial: uma publicação com cartas escritas por eles e por elas destinadas a mulheres em diferentes relações trabalhistas.
A publicação “Para elas: 10 Cartas, um sentido” é uma iniciativa da Escola Judicial (Ejud), da Justiça do Trabalho do RN, e será lançada nesta sexta-feira (6), a partir das 8h, em sua sede, quando e onde também será realizado o seminário “Direitos, Sociedade, Gênero e Trabalho”.
As cartas escritas pelos magistrados e pelas magistradas, entre juízes e desembargadores, tratarão de temas como maternidade e trabalho, estereótipo de beleza no trabalho, racismo, questões de gênero feminino, transfobia e oportunidades, trabalho doméstico, dentre outros.
“As cartas vão além da questão dos direitos trabalhistas e alcançam questões de gênero, de direitos humanos e de cidadania”, explicou um dos organizadores da revista e coordenador pedagógico da Escola Judicial, o juiz Hermann de Araújo Hackradt.
A edição da publicação também conta com a colaboração da juíza do trabalho Lizandra Cristina Lopes e com o apoio da Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Anamatra21).
Seminário
Dentro da programação do Dia Internacional da Mulher, o TRT-RN vai realizar o seminário “Direitos, Sociedade, Gênero e Trabalho”, que vai ser iniciado com uma exposição dialogada sobre a “Influência das representações femininas sobre o Direito”. O momento será conduzido pela juíza Lisandra Cristina Lopes.
Na sequência, às 9h, haverá a roda de conversa "Visibilidade da mulher no mundo do trabalho", com a participação da encarregada operacional da empresa terceirizada ArtSevice, Maria Antônia da Silva Araújo; da vigilante do TRT-RN, Rosevânia Matias Teixeira; da professora formadora do Instituto Kennedy, Tereza Cristina Bernardo Câmara; membro da Coordenadoria de Diversidade Sexual e de Gênero da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH).
Na segunda parte do evento, marcada para às 11h, acontecerá uma mesa redonda com os temas “Mulheres e perspectivas inclusivas no mundo do trabalho” e “Gênero em suas múltiplas dimensões e práticas: Desmistificando desigualdades e preconceitos”, com a participação da juíza Jólia Lucena da Rocha Melo e da professora da Universidade Federal (UFRN) Francoise Dominique Valery.
As inscrições para o evento podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/gKZRvEN2Ztb79dhA7
Mulheres notáveis
Ainda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o TRT-RN vai realizar, a partir da próxima semana, no Átrio das Varas do Trabalho de Natal, a exposição virtual “Mulheres Notáveis do RN”, que vai contar com fotos e biografias de mulheres que marcaram a história do Rio Grande do Norte e do Brasil com suas realizações.
A exposição é uma iniciativa do Grupo de Trabalho para Incentivo à Participação Institucional de Mulheres no Poder Judiciário no âmbito do TRT-RN.
Comentários